O AIKIDO é uma arte integrativa de origem japonesa fundada por Morihei Ueshiba (O'Sensei) na década de 1940. Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas.
Apesar de ser considerada uma arte marcial pela maioria dos praticantes, o próprio fundador denominou o Aikido como sendo uma Arte da Paz:
"Aikido não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)
"O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando à vocês a não-violência." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)
O termo Aikido é formado por três ideogramas em kanji que representam três conceitos diferentes:
AI - O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japonês, AI também pode significar Amor.
KI - O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.
DO - O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.
Morihei Ueshiba
No Aikido não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes.
Tecnicamente, o Aikido é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido.
Um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa.
Ela pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, sexo ou religião independente da força física ou do seu tamanho.
Aikido é uma prática ideal para pessoas que buscam desenvolver a saúde física, mental e emocional, pois tem o intuito de integrar a mente e o corpo.
O Instituto União é o único dojo de Aikido filiado à Federação Paulista de Aikido (FEPAI) na região da Vila Sônia e Morumbi.
O dojo é conduzido pelo Sensei Saulo Fong graduado faixa-preta 5º grau (Godan) de Aikido pela FEPAI e reconhecido pela Fundação Aikikai do Japão.
Saulo Fong é também terapeuta psico-corporal, instrutor de meditação e também graduado 3º Dan de Kendo.
Iniciou a sua prática nas artes marciais aos 10 anos de idade através do Kendo. Já praticou também Kung Fu, Wing Chun Do (Seattle, EUA) e Jiu-jitsu, começando a praticar Aikido em 1998 na Academia Central do Kawai Sensei.
Em 1999, se filiou à FEPAI e continuou sua prática com o Sensei Paulo Nakamura no Shinwa Dojo, abrindo seu próprio dojo em 2005.
Em 2013, foi um dos três integrantes a representar o Aikido brasileiro no World Combat Games em São Petersburgo na Rússia.
Possui diversas formações nas áreas de desenvolvimento humano e autoconhecimento como Programação Neurolinguística, Hipnose, Constelação Familiar, Renascimento e Tantra.
Os treinos acontecem de Segundas e Quartas das 6h30 às 7h30 da manhã, e de Terças e Quintas das 19h30 às 21h00 da noite.
Para conhecer um pouco mais sobre o Aikido praticado no Instituto União (região do Butantã), assista o video abaixo:
#aikidobutantã #aikido #aikidonobutantã #butantã
2005 -2024 | Aikido União | Instituto União